terça-feira, 9 de abril de 2013

Windows 8







-->
Windows 8 é um sistema operacional da Microsoft para computadores pessoais, portáteis, netbooks e tablets.[5] É o sucessor do Windows 7. Foi anunciado oficialmente por Steve Ballmer, diretor executivo da Microsoft, durante a conferência de pré-lançamento do sistema operacional. Segundo a empresa, este sistema operacional será um sistema para qualquer dispositivo, com uma interface totalmente nova,[6] adaptada para dispositivos sensíveis ao toque.

Para instalar a atualização para o Windows 8 ou o Windows 8 Pro, seu computador deve ter um destes sistemas: Windows XP SP3, Windows Vista, Windows 7, Windows 8 Consumer Preview ou Windows 8 Release Preview.

Suas vantagens em relação ao windows 7 : 
  • Tempo de inicialização (boot) até 35% mais rápido
  • Resumo de hibernação instantâneo: cerca de 2 segundos após abrir a tampa do notebook (Exemplo)
  • O Windows 8 consome menos bateria para executar as mesmas funções do Windows 7, portanto, seu notebook poderá ser usado por mais tempo com o Windows 8
  • Utilize o botão Iniciar e o modo Desktop de sempre, podendo mudar a qualquer instante para a nova interface Windows UI (Metro) e vice-versa
  • Não é preciso um monitor de toque. Comande a nova Windows UI com gestos de mouse, ou permaneça no modo desktop tradicional do Windows 7
Softwares nativos:
Fique conectado e converse com contatos de suas contas de email, doFacebook e do LinkedIn.
Acesse a qualquer momento e em qualquer lugar seus documentos e arquivos doWindows e outros dispositivos.
Receba emails de todas as suas contas, incluindo oYahoo! e oOutlook, num só lugar.
Ligação direta entre a busca e o resultado, com uma interface touch e imagens estonteantes.
Procure e assista a filmes e shows. Assista em seu computador ou na TV.
Belas fotos de locais no mundo inteiro. Incluindo guias de viagem, ferramentas de reserva, conversão de moeda e muito mais.
Veja suas fotos e vídeos num só lugar, não importa se estão guardadas noFacebook,Flickr, noSkyDrive ou em outro computador.
Personalize suas notícias e acesse-as em um formato inovador e cheio de imagens.
Conheça, baixe e ouça as músicas mais recentes e compartilhe suas listas de reprodução.
Descubra e baixe novos jogos, edite seu perfil e veja como você se sai em disputas com seus amigos. 




segunda-feira, 8 de abril de 2013

Comunicação de Dados

comunicação dados é a disciplina da engenharia que trata da comunicação entre computadores (sistema computacional) e dispositivos diferentes através de um meio de transmissão comum.A comunicação entre computadores envolvem no mínimo uma rede de computador e dois dispositivos capazes de trocar informações, sendo no um deles um computador e o outro, um computador ou dispositivo de rede. Os dispositivos envolvidos na comunicação podem estar distanciados em alguns metros (por exemplo no sistema bluetooth) ou por distâncias ilimitadas (como na Internet).

Protocolo de correção de erros (Tratando-se de um Modem)

Ele detecta erro e retransmite os dados corrompidos, uma opção para selecionar os tamanhos de quadro e da janela é fornecida. Observa-se que o uso do protocolo V.42 de correção de erro com o modem de software economiza largura de banda até 20%, ao eliminar o start-stop bit para cada 8 bits.

Download & Upload

Download – Baixar em Português, é a transferência de dados entre um computador qualquer e o seu, onde esses dados podem ser uma música, um filme, um arquivo de texto e até mesmo este artigo que você está lendo no momento. Para determinados tipos de arquivos utilizam-se programas chamados gerenciadores de downloads.clique aqui

Upload – O inverso do download, é transferência de arquivos do seu computador para um pc qualquer ou servidor, um exemplo de upload seria colocar fotos ou vídeos em sua página nas redes sociais. No caso dos uploads existem sites especializados para armazenamento de arquivos como o Mediafire e o SkyDrive da Microsoft.clique aqui


Modem

A palavra Modem vem da junção das palavras modulador e demodulador. É um dispositivo eletrônico que modula um sinal digital numa onda analógica, pronta a ser transmitida pela linha telefónica, e que demodula o sinal analógico e reconverte-o para o formato digital original. Utilizado para conexão à Internet, BBS, ou a outro computador.


3 Topologias mais comuns

Topologia em Anel  
A topologia em anel é caracterizada como um caminho unidirecional de transmissão, formando um círculo lógico, sem um final definido. A estratégia de controle pode ser centralizada ou distribuída.
  Topologia em Estrela
A topologia em estrela é caracterizada por um determinado número de nós, conectados em uma controladora especializada em comunicações.

 Topologia de Barramento
Na topologia em barramento pode ser empregada a comunicação com caminhos bidirecionais. Todos os nós são conectados diretamente na barra de transporte, sendo que o sinal gerado por uma estação propaga-se ao longo da barra em todas as direções.

segunda-feira, 1 de abril de 2013

Diferença entre: Internet, Intranet e Extranet

Internet
O governo norte-americano queria desenvolver um sistema para que seus computadores militares pudessem trocar informações entre si, de uma base militar para outra e que mesmo em caso de ataque nuclear os dados fossem preservados. Seria uma tecnologia de resistência. Foi assim que surgiu então a ARPANET, o antecessor da Internet.
Após isto o projeto da internet era coligar universidades para que fosse possível uma transmissão de dados de forma mais eficaz, rápida e segura. No Brasil a internet iniciou em 1988 quando no Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC), localizado no Rio de Janeiro, conseguiu acesso à Bitnet, através de uma conexão de 9 600 bits por segundo estabelecida com a Universidade de Maryland.

Intranet
As empresas estão cada vez mais necessitando de centralização das informações, métodos de comunicação interna para reduzir custos. A intranet possibilita tudo o que a própria internet dispõe. Porém a principal diferença entre ambas é que a intranet é restrita a um certo público.
Há restrição de acesso, por exemplo, por uma empresa, ou seja, todos os colaboradores da empresa podem acessar a intranet com um nome de usuário e senha devidamente especificados pela coordenação da empresa. 
 A intranet é um espaço restrito a determinado público utilizado para compartilhamento de informações restritas. Geralmente utilizado em servidores locais instalados na empresa.
  Extranet
Funciona igualmente como a intranet, porém sua principal característica é a possibilidade de acesso via internet, ou seja, de qualquer lugar do mundo você pode acessar os dados de sua empresa.
A idéia de uma extranet é melhorar a comunicação entre os funcionários e parceiros além de acumular uma base de conhecimento que possa ajudar os funcionários a criar novas soluções.




O que é necessário para se conectar a Internet ?

Primeiramente deve-se escolher o tipo de conexão desejada. Atualmente existem várias formas de se conectar à Internet.

Após escolher o tipo de conexão, é necessário escolher também um provedor de acesso que possibilitará o acesso à Internet através do tipo de conexão escolhida.

Alguns provedores de acesso não fornecem serviços a todos os tipos de conexão. Assim, ao escolher o tipo de conexão, é necessário informar quais provedores fornecem serviços à conexão desejada.


A Internet consiste em um grande número de redes interconectadas, incluindo redes de pequeno, médio e grande porte. Computadores individuais são as origens e destinos da informação que atravessa a Internet. A conexão à Internet pode ser dividida em: conexão física, conexão lógica e aplicações.



  • Conexão Física
    A conexão física é realizada pela conexão de uma placa de expansão, como um modem ou uma placa de rede, entre um PC e a rede. A conexão física é utilizada para transferir sinais entre PCs dentro de uma Rede local (LAN) e para dispositivos remotos na Internet.

  • Conexão Lógica
    A conexão lógica utiliza padrões denominados protocolos. Um protocolo é uma descrição formal de um conjunto de regras e convenções que governam a maneira de comunicação entre os dispositivos em uma rede. As conexões à Internet podem utilizar vários protocolos. A suíte TCP/IP (Transmission Control Protocol/Internet Protocol) é o principal conjunto de protocolos utilizado na Internet. O conjunto TCP/IP coopera entre si para transmitir e receber dados ou informações.

  • Aplicativos
    A última parte da conexão são os aplicativos, ou programas, que interpretam e exibem os dados de forma inteligível. Os aplicativos trabalham em conjunto com os protocolos para enviar e receber dados através da Internet. Um navegador Web exibe HTML como página Web.
 

Principio das Redes de Computadores no mundo

Atender uma demanda do mercado profissional da tecnologia de informação e comunicação (TIC), de forma mais especifica no surgimento das telecomunicações e onterconectividade.

Como surgiu a INTERNET


A Internet surgiu nos anos 60, nos Estados Unidos, na época da Guerra Fria, com objetivo de manter contato com os vários centros de comando do país, em caso de ataques inimigos.