segunda-feira, 24 de março de 2014

Acessibilidade

A expressão acessibilidade Web refere-se a prática inclusiva de fazer websites que possam ser utilizados por todas as pessoas. Quando os sites são corretamente concebidos, desenvolvidos e editados, todos os usuários podem ter igual acesso à informação e funcionalidade.
Por exemplo, quando um site é desenvolvido utilizando corretamente as semânticas HTML, acrescentando a descrição textual alternativa equivalente ao conteúdo das imagens e com links nomeados de forma significativa, esta ação ajuda usuários cegos ou com deficiência visual a obterem auxílio com o uso de softwares Leitores de Textos e/ou com hardware específico para transformação do texto em Braille.
Quando o texto e as imagens são grandes e/ou passíveis de ampliação a leitura e compreensão do conteúdo torna-se mais fácil para os usuários com visão deficiente. Quando os links são sublinhados (ou diferenciados de outra maneira) e também coloridos, tem-se a garantia de que usuários daltônicos sejam capazes de diferenciá-los. Quando os links e áreas clicáveis são grandes isso ajuda os usuários que não podem controlar um mouse com precisão. Quando as páginas são codificadas para os usuários poderem navegar utilizando somente o teclado ou uma única tecla de acesso ajuda os usuários que não pode utilizar um mouse ou até mesmo um teclado padrão. Quando vídeos são legendados ou são disponibilizados com versões em linguagem de sinais, os usuários surdos ou com dificuldade de audição podem entender o vídeo. Quando são evitados ou tornados opcionais os efeitos de "pisca-pisca" ou efeitos luminosos estroboscópicos os usuários propensos a foto convulsões não são colocados em risco. E quando o conteúdo é escrito em linguagem simples e ilustrado com gráficos e animações instrucionais os usuários com dislexia e dificuldades de aprendizagem são capazes de compreender melhor o conteúdo. Quando os sites são corretamente construídos e mantidos, as necessidades de todos esses usuários podem ser acomodadas, sem causar impacto na usabilidade do site para os demais usuários.
As necessidades que a "acessibilidade web" pretende abordar incluem:
Visual: Deficiências visuais, incluindo cegueira, vários tipos comuns de baixa visão e baixa acuidade visual, vários tipos de daltonismo;
Motora / Mobilidade: por exemplo, dificuldade ou impossibilidade de utilizar as mãos, incluindo tremores, lentidão muscular, perda ou baixo controle muscular, entre outras, devidas a condições tais como doença de Parkinson, distrofia muscular, paralisia cerebral, acidente vascular cerebral;
Auditivos: Surdez ou deficiência auditiva, incluindo indivíduos com pouca audição;
Convulsões: convulsão visual causada pelos efeitos estroboscópicos ou pisca-pisca.
Cognitiva / Intelectual: Deficiência de desenvolvimento, dificuldades de aprendizagem (dislexia, discalculia, entre outras), e deficiências cognitivas de várias origens, afetando a memória, a atenção, o desenvolvimento (maturidade) as habilidades lógicas e de resolução de problemas, entre outras;


segunda-feira, 4 de novembro de 2013

Vantagens de conexão de banda larga com IP dedicado

As vantagens de uma conexão banda larga com IP, é que tendo um numero de IP exclusivo para um site possa permitir certificados digitais exclusivo. O servidor IP dedicado atua para um dominio unico de IP na internet, ou seja o site pode ser acessado tanto pelo nome quanto pelo IP.
Este serviço é muito útil para empresas que ultiliza seu site para fazer integração via sistemas, lojas virtuais, ou até mesmo ultiliza outros serviços como:
-FTP anônimo  
-certificado seguro (SSL)

VANTAGENS:
1°: ultiliza até 100% de sua banda de tráfego;
2°: segurança;
3°: vulnerabilidade minima;
4°: posicionamento de buscadores.

Keslly Cristina
N°: 10'

Vantagens de uma BANDA LARGA com IP dedicado

Uma vantagem de ter um IP dedicado é que sua perde é muito menor, e muitas vezes você utilizara 100% da velocidade que você contratou. Isso é um ponto muito forte a favor desses serviços.
Ele também é dedicado em outras coisas como: em questões de segurança ele é bastante útil e se  você tiver uma loja virtual, e deseja conseguir o certificado SSL, é necessário um IP dedicado, e se você compartilhar um IP e o servidor de hospedagem for hackeado, seu site estará em risco.
Um outro ponto favorável a esse serviço é que a Google dá prioridade a quem comprou um IP unico, ou seja, ele estará posições acima a outros compartilhados no mecanismo de busca.

Célhia N: 02

segunda-feira, 30 de setembro de 2013

DNS primário

Quando você deseja se conectar à internet, o serviço de DNSpermite digitar nomes do tipo "www.kioskea.net", ao invés de escrever o endereço IP das máquinas (do tipo 185.34.22.34). 

Como estas últimas são bastante difíceis de memorizar e que os endereços "www", são bem mais fáceis de digitar para os leigos, foi preciso criar um sistema que fizesse a "resolução" (tradução) entre um IP e um nome. 

Para realizar esta tradução, são usados servidores especiais, chamados servidores DNS. Cada computador conectado à Internet é configurado com uma lista de servidores a serem conectados (normalmente, esta lista é preenchida automaticamente pelo seu fornecedor de acesso). 
Podemos simplificar a imagem, dizendo que o servidor DNS é um grande diretório, como o do telefone que, a partir de um nome, permite encontrar o número de telefone desejado. 

O servidor DNS é um diretório de endereços de computadores com os "URL" correspondentes (endereço internet www). 

Já que não podemos garantir que a primeira máquina (o DNS primário) funcione, existe uma segunda máquina, chamada "DNS secundário", que responderá caso a primeira falhe! 

Todo domínio tem a obrigação de ter dois DNS com endereço IP fixo. 

terça-feira, 17 de setembro de 2013

Cuidados com manuseio e utilizações de peças e equipamentos de microinformáticas.

Todo o cuidado é pouco quando for manusear o processador!
Manuseio:
Usuários ou técnicos inexperientes podem, ao invés de consertar, estragar mais o PC se não o manusearem corretamente. Devemos lembrar que estamos lidando com computadores, que são equipamentos extremamente delicados. Apesar de muitas placas, driver e componentes serem baratos, mesmo assim são sensíveis e necessitam dos mesmos cuidados dispensados aos equipamentos caros.
O mais importante cuidado a ser tomado por quem manuseia equipamentos é o seguinte:
Antes de fazer ou desfazer qualquer conexão, seja ela de chips, placas, cabos, conectores, periféricos e driver de qualquer tipo, todos os equipamentos devem estar desligados.
Cuidados na utilizações das peças: 

O processador é o componente que mais esquenta dentro de um computador.


O calor excessivo pode levar a vários reiniciar e desligar continuamente, inviabilizando o uso do equipamento.

Com relação ao gabinete do computador é importante:

 jamais tapar as perfurações que asseguram a ventilação,
 mantê-lo longe de ambientes úmidos ou de temperaturas elevadas. e
 manter o interior o mais limpo possível  

Deve-se lembrar que:

 deixar o gabinete aberto auxilia a manter a temperatura mais baixa, mas todas as placas acumularão pó rapidamente 

 colocar uma ou mais pequenas embalagens de silica gel no gabinete auxilia na absorção de umidade no ambiente, e ajuda a evitar a oxidação (ferrugem) dos componentes. 
Keslly'

Aterramento de sistema elétrico

O “terra” é um conector que possui valor igual a zero Volt absoluto, ou seja, seu valor não se altera, diferentemente do neutro. Dessa forma, ele é o responsável por eliminar a “sujeira” elétrica dos componentes, pois toda carga eletrostática acumulada neles é descarregada para a terra (é daí que surgiu seu nome).
O sistema de aterramento consiste em uma viga cravada na terra que é conectado a um fio, geralmente de cor verde e amarela, que percorre toda a casa. Ele tem como objetivo diminuir a variação de tensão de uma rede elétrica, eliminar as fugas de energia e proteger os usuários de um possível choque elétrico.
Você já deve ter notado que o plug que liga o computador à tomada tem três pinos, ou pelo menos deveria ter. Pois bem, o terceiro pino é chamado de “terra” e, muitas vezes, é retirado pelas pessoas para que o plug encaixe em tomadas mais simples.
É possível que sua residência já possua um sistema de aterramento, porém, o fio não está conectado ao equipamento. Verifique as tomadas e os plugs de conexão para ter certeza que está tudo em ordem. Caso sua casa não possua um sistema de aterramento, procure um eletricista predial para efetuar a instalação.

Célhia *-------*

Estabilizadores e No-breaks de tensão



Estabilizadores
A principal função do estabilizador é manter estável a tensão elétrica dos aparelhos conectados a ele. Ele mantém a rede de energia entre 110 v e 220 v, o que faz com que mesmo que haja uma oscilação de força da rede elétrica, os aparelhos eletrônicos não recebam essa carga de energia: a carga se concentra no estabilizador.
Esse equipamento protege a vida útil dos dispositivos; sem ele, é comum aparelhos queimarem e pararem de funcionar. Entretanto, o estabilizador não permite que os aparelhos continuem funcionando sem energia elétrica.
No-breaks
O no-break, assim como o estabilizador, proporciona a tensão que protege os equipamentos das forças fora da tensão regular da rede elétrica. Diferentemente do estabilizador, o no-break também serve como uma fonte de energia, sendo possível utilizar os aparelhos conectados a ele mesmo com ausência de energia da rede elétrica. Os no-breaks mais fortes, como os no-breaks 10000 v, possuem grande autonomia de tempo e, dependendo da quantidade de equipamentos conectados a ele e quanto cada equipamento consume de energia, pode atingir horas de fornecimento de energia. 

Keslly *------*