quarta-feira, 11 de abril de 2012

Sistema Operacional

A Importância do Sistema Operacional

Não é exagero afirmar que o sistema operacional é o programa mais importante do computador. Sem ele seu equipamento não funciona.
Logo que o computador é ligado o sistema operacional entra em funcionamento. Quando qualquer outro programa está sendo usado, o sistema operacional está trabalhando, prestando serviços essenciais ao computador, aos programas e ao usuário.
• Serviços ao usuário: grande parte da facilidade de uso do computador está relacionada com o sistema operacional. É ele que recebe os comandos do usuário. Por exemplo, quando você deseja executar um programa, copiar um arquivo ou trabalhar com dois programas na tela ao mesmo tempo, cabe ao sistema operacional disponibilizar esses recursos da forma mais fácil possível. É por meio da interface que o sistema operacional recebe os comandos enviados pelo usuário. Os sistemas operacionais modernos utilizam interfaces gráficas para facilitar a interação do usuário. Assim, muitos comandos podem ser executados de forma visual. Nesse caso, copiar um arquivo para um disquete é uma tarefa bem simples. Em vez de digitar um extenso comando, basta arrastar o arquivo com o cursor do mouse e soltá-lo sobre o ícone do disquete. Para executar um programa, basta dar um duplo clique do mouse sobre o ícone que representa aquele programa, não sendo necessário lembrar o comando que o aciona.
                            Os Sistemas Operacionais mais Usados.

• DOS (Disk Operating System): durante muitos anos, esse foi o sistema operacional mais popular para PC`s. Mesmo hoje, muitos ainda utilizam, apesar de suas limitações. Em PC`s mais antigos, com processadores lentos e pouca memória, o DOS pode ser a única alternativa em termos de sistema operacional já que os mais modernos exigem hardware mais poderoso.

• Windows 3.1: responsável pela popularização da interface gráfica em PC`s. Na verdade, o Windows 3.1 roda sobre o DOS, ou seja, o computador precisa ter o DOS instalado para poder usar o Windows 3.1. Normalmente, as pessoas referem-se à combinação DOS/Windows 3.1 somente como Windows 3.1.

• Windows 95: é a versão Windows que apresenta uma série de vantagens, em termos de estabilidade e facilidade de uso, mas requer equipamento mais poderoso e um período de adaptação para os usuários acostumados com o Windows 3.1. Ao contrário do Windows 3.1, o Windows 95 dispensa o DOS, rodando como um sistema operacional totalmente autônomo. Mesmo assim, o Windows 95 é capaz de simular o DOS, permitindo a execução de programas feitos para ele.

• Windows NT: trata-se de um sistema operacional destinado a aplicações profissionais como servidor de redes, aplicações científicas e de engenharia, e outras que requeiram elevada estabilidade e segurança.

• OS/2: este sistema operacional da IBM é conhecido por sua estabilidade.

• MAC OS: também conhecido como System, é usado no Apple Macintosh e em seus clones. Foi o pioneiro na interface gráfica com o usuário, popularizada posteriormente em PC`s pelo Windows.

• Unix: este sistema operacional tem muitas versões diferentes, fornecidas por diversos fabricantes. Embora existam versões para PC`s, é comumente usado em computadores mais poderosos, como workstations. Durante muitos anos, foi o sistema operacional mais usado em redes de computadores. Muitas das características da Internet foram moldadas pelo Unix.

Nenhum comentário:

Postar um comentário